top of page

Suicídio

  • psicoanacstrento
  • 29 de out. de 2021
  • 2 min de leitura


O Suicídio do termo latim sui, "próprio", e caedere, "matar", é o ato intencional de matar a si mesmo. Pensar em Suicídio é se entregar a uma busca incansável dos porquês, é refletir sobre quais sentimentos, faltas, lacunas ou mistérios rondavam aquela existência.

Vários questionamentos surgem, como por exemplo, por que as pessoas se matam, o que aconteceu com aquela pessoa para desistir de viver e se matar. Consequentemente, isso nos leva a uma busca por respostas no sentido de aliviar o sofrimento e a sensação de indignação e inconformismo, por alguém ter decidido acabar com sua própria vida.


A literatura nos mostra que a associação entre suicídio e transtornos mentais é de mais de 90%. Entre os transtornos mentais associados ao suicídio, a Depressão Maior se destaca. Os outros transtornos mentais que aparecem na literatura associados ao suicídio são os transtornos bipolares do humor, abuso de álcool, esquizofrenia e transtornos de personalidade.


O acesso a informações sobre saúde mental, o alto custo dos medicamentos e das terapias, os tabus sociais que rondam a morte e o suicida, falhas na formação dos médicos quanto aos aspectos relacionados a saúde mental, e falta de especialistas em saúde mental no serviço público representam as principais dificuldades para aqueles que apresentam transtornos mentais receberem tratamento adequado.

O Suicídio é um fenômeno complexo e multidimensional, com a presença de elementos biológicos, psicológicos conscientes e inconscientes, interpessoais, sociológicos, culturais e existenciais. Uma série de fatores estão associados com o risco de suicídio, incluindo a doença mental, o uso de drogas e álcool, bem como fatores sócioeconômicos.

Circunstâncias externas, tais como eventos traumáticos de perda, separação, luto, falência financeira, podem desencadear o suicídio, porém não parece ser uma causa independente, significam uma crise individual de difícil elaboração.


Sendo assim, quanto maior o conhecimento a cerca do tema depressão e dos riscos de suicídio, maiores as chances de prevenção (Silveira; Macedo; Barbosa, 2011).

 
 
 

Comments


Post: Blog2_Post

Dra. Ana Carolina Trento
Psicóloga Cognitiva Comportamental
CRP 06/153580

Clínica Floresça - Rua Pará nº 136, Dom Bosco, Jaguariúna/SP

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn

©2021 por Psicóloga Ana Carolina Trento

bottom of page