top of page

Motivação no Trabalho

  • psicoanacstrento
  • 29 de out. de 2021
  • 2 min de leitura


A literatura nos mostra que a satisfação no trabalho está intimamente associada à motivação dos trabalhadores. A satisfação tem sido associada a resultados organizacionais positivos, tais como maior inovação, menor stress, maior produtividade, crescimento organizacional, baixos níveis de absentismo, elevados níveis de motivação, e também tem sido relacionada com a satisfação com a vida.


A motivação dos trabalhadores é importante para o desempenho profissional. Os indivíduos motivados têm direção e persistência da ação, mesmo diante das dificuldades e desafios (Mitchell, 1982). Mitchell (1997) argumenta que a motivação é a chave para um desempenho eficaz.


Estudos nesta área têm demonstrado que a motivação está relacionada com resultados tais como a curiosidade, a persistência, a aprendizagem e o desempenho (Deci e Ryan, 1985). Saglam (2007) defende que os professores motivados são mais produtivos, podem ensinar alunos muito motivados e, consequentemente, pode haver um aumento no sucesso dos estudantes.


Existe também uma evidência de que a satisfação no trabalho é importante na revitalização da motivação do pessoal e em manter vivo o seu entusiasmo. Pessoal acadêmico bem motivado pode, com apoio apropriado, construir uma reputação nacional e internacional tanto para si como para a instituição. Tal perfil poderá ter impacto na qualidade de uma instituição de ensino superior. Existem diversos fatores que minam o empenhamento dos acadêmicos relativamente às suas instituições e carreiras.


O corpo docente tem um papel importante na prossecução dos objetivos da instituição. A centralidade do papel do docente faz dele um escultor fundamental da cultura institucional.


A motivação no trabalho, manifesta-se pela orientação do empregado para realizar com presteza e precisão as suas tarefas e persistir na sua execução até conseguir o resultado previsto ou esperado. Geralmente, salientam-se três componentes na motivação: o impulso, a direção e a persistência do comportamento.


"Todos são peças importantes no trabalho em equipe, cada um representa uma pequena parcela do resultado final. Quando um falha, todos devem se unir, para sua reconstrução."




 
 
 

Comments


Post: Blog2_Post

Dra. Ana Carolina Trento
Psicóloga Cognitiva Comportamental
CRP 06/153580

Clínica Floresça - Rua Pará nº 136, Dom Bosco, Jaguariúna/SP

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn

©2021 por Psicóloga Ana Carolina Trento

bottom of page