top of page

Psicoterapia Infantil

  • psicoanacstrento
  • 27 de out. de 2021
  • 3 min de leitura

Atualizado: 29 de out. de 2021



A infância é uma tarefa difícil de definir, e pode se diferenciar de acordo com o referencial que se escolhe. De acordo com o dicionário Aurélio, a infância é definida

como um período de crescimento do ser humano, que vai do nascimento até a puberdade. A criança, é definida como um ser humano de pouca idade.


O termo "infância", em latim in-fans, significa sem linguagem. Por sua vez, na tradição filosófica ocidental, não ter linguagem significa não ter pensamento, não ter conhecimento, e não ter racionalidade, ou seja, a criança é compreendida como um ser menor, e como alguém a ser adestrado, a ser moralizado, e a ser educado.


Pode-se ver que, numa perspectiva histórica de milhares de anos, em que predominou o total desconhecimento da criança, a Psicologia do Desenvolvimento Infantil encontrou no seu início diversas dificuldades para se impor como estudo importante e necessário. Hoje, o estudo do desenvolvimento da criança é necessário e indispensável para quem deseja trabalhar com essa fase da vida humana. Além disso, a perspectiva extremamente positivista assumida pela Psicologia do Desenvolvimento, que se preocupava principalmente em observar, medir e comparar as mudanças exibidas pelas crianças ao longo de sua trajetória de vida, foi substituída por uma perspectiva mais histórica (Carneiro; Lins; Silva; Lins, 2014).


Em atendimento, os Psicólogos (as) são capazes de identificar comportamentos anormais desde cedo, ajudar a detectar a raiz de problemas comportamentais comuns, como problemas de aprendizagem, hiperatividade ou ansiedade, e ajudar as crianças a lidar com traumas na primeira infância. Eles também podem ajudar a prevenir e diagnosticar transtornos no desenvolvimento, como o autismo.

A Psicologia Infantil estuda a interação entre quatro áreas do desenvolvimento:


1. Desenvolvimento Físico

O Psicólogo Infantil pode ajudar o Médico Pediatra, por exemplo, a observar o desenvolvimento físico da criança e, no caso de alguma anormalidade existir, propor tratamentos e estratégias de acompanhamento para transtornos ao nível da aprendizagem e do comportamento.


2. Desenvolvimento Cognitivo

O desenvolvimento cognitivo refere-se ao desenvolvimento intelectual, de aquisição de conhecimento, aos processos de pensamento e aprendizagem de uma criança. Inclui, por exemplo, a observação e compreensão do mundo ao seu redor, a aprendizagem de línguas, a memória, a tomada de decisão, a resolução de problemas, a imaginação e o raciocínio básico da criança.


3. Desenvolvimento emocional e social

O desenvolvimento emocional e social estão profundamente interligados. O desenvolvimento emocional refere-se a como a criança sente, entende e expressa as suas emoções, como por exemplo o medo, a alegria, a raiva e/ou a tristeza. À medida que a criança se desenvolve, emoções mais complexas, como a confiança, a esperança, a culpa e o orgulho, surgem. Ajudar as crianças a entender as suas emoções cedo pode ter um impacto poderoso no desenvolvimento emocional atual e futuro. Entretanto, o desenvolvimento social é sobre como a criança desenvolve os valores, a consciência e as habilidades sociais necessárias para se relacionar com as pessoas ao seu redor, como os seus pais, colegas, professores, animais, entre outras situações.

O desenvolvimento emocional informa o desenvolvimento social. A maneira como a criança se sente, entende e expressa os seus sentimentos tem um impacto direto na maneira como interage com outras pessoas. O desenvolvimento emocional inclui a capacidade da criança de sentir e entender as emoções de outras pessoas através da empatia. Um Psicólogo Infantil pode ajudar a criança a entender e a expressar as suas emoções de uma forma mais natural e positiva, através de estratégias que levam a uma maior motivação intrínseca. desenvolvimento desta percepção interna.

 
 
 

Comments


Post: Blog2_Post

Dra. Ana Carolina Trento
Psicóloga Cognitiva Comportamental
CRP 06/153580

Clínica Floresça - Rua Pará nº 136, Dom Bosco, Jaguariúna/SP

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn

©2021 por Psicóloga Ana Carolina Trento

bottom of page